Pages

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TEOLOGIA

A palavra teologia vem da conjugação de TÉOS e LÓGOS, dois termos gregos. Poder-se-ia dizer que teologia é todo discurso acerca de Deus.

A Teologia, como toda a ciência devidamente ordenada e metódica, também possui suas divisões. Tradicionalmente, vem ela sendo disposta em quatro partes distintas, mas intimamente interligadas: Teologia Sistemática, Teologia Bíblica, Teologia Histórica e Teologia Prática.

Teologia Sistemática: É a apresentação das verdades encontradas na Bíblia Sagrada acerca do Único e Verdadeiro Deus e de seu amoroso relacionamento com a humanidade, num sistema que prime pela ordenação, método e lógica. Além de sua matéria-prima, que é a Palavra de Deus, a Teologia Sistemática lança mão dos recursos de outras ciências em sua construção bem como: Filosofia, História, Psicologia, Ética, etc.

Seu objetivo é facilitar a compreensão e promover a aplicação prática das doutrinas que se encontram nas Sagradas Escrituras.

Teologia Bíblica: É a apresentação das verdades como se encontram na Bíblia Sagrada. Seu objetivo é descobrir o que realmente disseram os profetas, os apóstolos e Jesus Cristo.
A Teologia Bíblica divide-se em Teologia do Antigo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

Teologia Histórica É a apresentação cronológica das verdades bíblicas, visando mostrar o seu desenvolvimento progressivo e a sua influência sobre as duas comunidades de fé das Sagradas Escrituras: Israel e a Igreja.

A Teologia Histórica visa ainda comparar os diversos credos, artigos de fé e dogmáticos da Igreja Cristã para aferir suas diferenças, buscando sempre sua harmonia com a Palavra de Deus.

Teologia Prática É a parte da Teologia que tem por objetivo induzir o crente a aplicar, em seu viver diário, os princípios que se encontram nas Sagradas Escrituras.

A fim de lograr seus intentos, a Teologia Prática utiliza-se da Homilética e da Teologia Pastoral.

Com isso o Acesso Teológico tem como mensagem principal; “Acesso Teológico, uma porta aberta para o conhecimento”. Desse modo visamos disponibilizar diversos materiais para que você tenha acesso e também possa usar de forma prática em sua igreja, pequeno grupo entre outros.

Nosso web/site visa a sua inclusão no mundo teológico de modo dinâmico e com facilidade, no menu Downloads você encontrará principalmente apostilhas teológicas, palestras de temas polêmicos entres diversos materiais útil ao dia adia.

Acesso Teológico
Naldo JB